Fechar barra lateral
Buscar conteúdo
Comentários recentes
    tecnologia

    No início do século passado, por exemplo, imaginávamos que os automóveis deixariam a terra firme e ganhariam os céus. Isso ainda não ocorreu em escala comercial, mas já há pesquisas adiantadas a esse respeito. Outros avanços, contudo, chegam em velocidade espantosa e nos dão algumas dicas preciosas sobre o futuro.

    desenvolvimento de novas aplicações, ferramentas e produtos computacionais seguem atualmente três grandes conceitos: mobilidade, informação e integração. Vejamos a seguir alguns desdobramentos e caminhos da informática em direção ao futuro.

    Sustentabilidade e responsabilidade ecológica
    As gigantes da informática investem pesado no uso de materiais menos poluentes, recicláveis e com maior eficiência energética. Além disso, a eliminação de componentes dispensáveis assume posição de destaque em suas estratégias corporativas.

    Usar no lugar de ter
    NetflixSpotify e Uber são exemplos bem sucedidos dessa nova lógica de consumo. Nesse contexto, a venda do PC como serviço tende a crescer nos próximos anos. Assim, o usuário não adquire o hardware ou o software, e sim sua licença como assinatura. Isso leva à economia e otimização de recursos, uma vez que os desenvolvedores precisarão buscar equipamentos mais duráveis e os usuários, por sua vez, poderão usufruir de tecnologias mais avançadas e acessíveis.

    Conectividade total
    Celulares, TVs, notebooks, tablets… Já nos acostumamos com esses aparelhos conectados à internet o tempo todo. Há cinco anos, o Wi-Fi em estabelecimentos comerciais como restaurantes não era assim tão comum. Hoje, é praticamente item do cardápio.

    A mescla entre realidade e digitalidade promete romper barreiras, sobrepor fronteiras. Exemplos disso são a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR), que saíram do cinema e da literatura para nossas vidas faz uns bons anos.

    Coloque nessa mesma receita a Internet das Coisas (IoT), ou seja, o emprego da conectividade aos objetos do nosso dia a dia. Assistentes virtuais, robótica inteligente e sistemas operacionais nas empresas e residências estão cada vez mais presentes. Chegaremos — em breve — ao ponto da normalização/naturalização dessas tecnologias.

    Bioengenharia e o aprimoramento humano
    Engenharia e biologia juntas para melhorar nossa capacidade e recuperar funções perdidas. Esse intercâmbio multidisciplinar é capaz de projetar próteses perfeitamente integradas ao organismo, com semelhança absurda se comparadas às partes originais de carne e osso.

    Além disso, a produção de órgãos sintéticos, amparados também por avançadas impressoras 3D, são realidade. A comunicação homem e máquina faz-se, cada vez mais, por redes de conexões neurais, que se ampliam a diversas finalidades, como monitoramento de saúde e acompanhamento alimentar.

    Até mesmo a tão sonhada vida eterna aponta ali no horizonte. Alguns teóricos afirmam que, num futuro não muito distante, será possível transferir a consciência de nosso corpo para outras plataformas. Assim, poderíamos viajar a exoplanetas em segundos, transferidos para avatares distantes anos-luz de nós.

    Convivência entre imigrantes e nativos
    A maioria de nós nasceu num mundo off-line. Com o surgimento da informática, tivemos de aprender essa nova realidade, agora virtual. As gerações que vieram a partir da década de 1990 e, principalmente, após os anos 2000 já nasceram conectadas.

    Hoje, os equipamentos ainda levam em consideração esse processo de aprendizagem necessário aos chamados imigrantes. Mais duas ou três gerações, e os nativos serão a maioria, tanto para consumo como ao desenvolvimento de soluções inovadoras. Enquanto isso, a força de trabalho multigeracional gera bons frutos.

    Para conteúdos sobre tecnologia, comunicação, entretenimento e publicidade, nos acompanhe no Facebook e também aqui no blog.

    Fontes:
    TecMundo
    TechTudo

    Veja também
    Arquivo de Ideias
    Redes Sociais
    Contato

    Rua Dal Canalle, 2186 - sala 8001
    Caxias do Sul / RS

    (54) 3028-6094
    contato@quantaideias.com.br

    © Quanta Ideias - 2013